Milhares de pessoas se reuniram para acompanhar os maiores nomes do mundo na modalidade.

 

Mais de oito mil pessoas acompanharam o primeiro dia de competição do Red Bull Minas Riders, primeiro campeonato de Hard Enduro da América Latina. Os atletas estrangeiros confirmaram o favoritismo na categoria principal, a Ouro, com o espanhol Alfredo Gomez e os britânicos Graham Jarvis e Paul Bolton ocupando as primeiras posições, nessa ordem. Entre os brasileiros, o gaúcho Gustavo Pellin foi o melhor na Ouro, ficando em sexto lugar, enquanto o mineiro Rigor Rico abriu boa vantagem na liderança da categoria Prata.

Os pilotos largaram às 7h da manhã no Vale dos Cristais, com os principais nomes percorrendo as trilhas mineiras durante, aproximadamente, três horas até chegarem ao destino final, no mesmo local da largada. Depois de passarem pela Ponte dos Macacos, pela trilha do Tapete, cachoeira do Macaco e por diversos riachos e cachoeiras, o espanhol Alfredo Gomez e o britânico Graham Jarvis foram os primeiros a passar pela linha de chegada.

“Eu comecei atrás do Jarvis, mas tentei apertar a diferença logo no início. Quase atolei a moto na água, mas por sorte consegui sair. Depois disso, minha velocidade só aumentou”, disse o espanhol. “O primeiro dia foi muito legal, tinha bastante gente acompanhando a prova. Gostei das trilhas que vi por enquanto”, completou.

“Fiquei satisfeito com meu desempenho no primeiro dia, consegui manter um ritmo bom. As trilhas aqui são bem secas em alguns pontos, mas também ficam escorregadias em outros momentos, Essas partes escorregadias, mais perto dos rios, foram bem difíceis. Mas ainda tem muito por vir”, afirmou Jarvis.

Gustavo Pellin foi o melhor brasileiro do dia na categoria Ouro. Rigor Rico também se destacou, vencendo tanto as trilhas quanto o Prólogo da categoria Prata, e abrindo mais de 30 minutos de diferença para o segundo colocado.

“Não tive muita dificuldade. Nos trechos com água eu demorei mais, porque mexeu com meu psicológico, já que eu ficava preocupado em atolar. Usei a tática de ficar atrás de alguém, e quando a água acabou, acelerei bastante para abrir vantagem”, explicou Rico. “Minha cidade [Barão dos Cocais] tem muita trilha difícil e isso me ajudou”, acrescentou.

Na categoria Bronze, os melhores pilotos foram o paranaense Loandro Anton, o mineiro Lucas Rocha e o alemão Martin Lindtner.

Os competidores ainda terão que enfrentar mais três dias de prova, percorrendo mais de 100 km por dia, para definir o campeão do Red Bull Minas Riders. A prova acontece até o dia 20 de abril, passando pelas trilhas da região metropolitana de Belo Horizonte e por Ouro Preto. Na segunda-feira, 18 de abril, a largada acontece às 6h30 no Parque das Mangabeiras, em BH, com o dia de prova terminando em Ouro Preto, MG.

O Red Bull Minas Riders abre a temporada 2016 do Hard Enduro Series, que conta com as provas mais renomadas do mundo na modalidade. Além da etapa brasileira, a competição possui outras etapas mundiais: Hare Scramble (Áustria), Romaniacs (Romênia), 111 Megawatt (Polônia), Sea to Sky (Turquia) e Roof of Africa (Lesoto).

Classificação Geral:

Ouro
1. Alfredo Gomez
2. Graham Jarvis
3. Paul Bolton
4. Philipp Scholz
5. Lars Enöckl

Prata
1. Rigor Rico
2. Ripi Oliveira
3. Juliano Castoldi
4. Sergio Araújo
5. Daniel Palacio Mejia

Bronze
1. Loandro Anton
2. Lucas Rocha
3. Martin Lindtner
4. Renato Figueiredo
5. Marcelo Santiago

comentários