Campeonato Brasileiro Infantojuvenil de Tênis acontece no Praia Clube, em Uberlândia (MG)

A maior competição da categoria de base do Brasil iniciou no dia 15 de julho e termina no dia 30 com jogos, palestras e também a Copa das Federações em paralelo.

 

Campeonato acontece em Uberlândia no Triângulo Mineiro – Foto: Thiago Parmalat/CBT

A maior e mais importante competição juvenil de tênis no Brasil, o Campeonato Brasileiro, está no seu sexto dia de competições com os jogos da terceira e quarta rodada do qualificatório para a chave principal. O Brasileirão, como é chamado, teve início no dia 15 de julho e conta com 691 tenistas inscritos. Pelo terceiro ano consecutivo o campeonato está acontecendo nas quadras de saibro do Praia Clube, em Uberlândia (MG).

Nos três primeiros dias do Brasileirão ocorreram os jogos do Tennis Kids, nas categorias 8, 9, 10 e 11 anos no masculino e feminino. Ao todo, tenistas de Paraná, Brasília, São Paulo, Minas Gerais e Goiás foram os campeões no torneio. Essa categoria é a inicial do esporte tênis e tem uma dinâmica diferente de aprendizagem, utilizando quadras menores e bolinhas mais leves. “O nível que eu vi aqui das crianças foi alto.O Tennis Kids tem um processo de construção e formação. Todo esse processo das mini-quadras e das bolas softs faz uma grande diferença para que esses jogadores possam desenvolver seu jogo. Tivemos aqui também um alto nível de arbitragem, com árbitros dentro das quadras acompanhando todos os jogos. Acredito que a CBT atendeu às expectativas, tanto das crianças, quanto dos pais, que são fundamentais em todo o processo”, afirmou Eduardo Frick, Gerente Esportivo e de Eventos da Confederação Brasileira de Tênis.

Entre os dias 22 e 25 de julho também ocorrerá no Praia Clube a Copa das Federações, competição por equipes que reúne neste ano times de 17 federações estaduais de tênis, nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos. Cada estado tem direito de ter entre dois e quatro inscritos por categoria, tanto no masculino, quanto no feminino. A forma de disputa é de dois jogos de simples e um de duplas.

Durante o Brasileirão haverá palestras para os tenistas, treinadores e pais dos atletas. No dia 25, um dos maiores nomes do tênis brasileiro e técnico da high school Montverde em Orlando (Flórida), Jaime Oncins, falará sobre “Tênis e educação: um caminho, duas opções”. Já no dia 26, o presidente da CBT, Rafael Westrupp, o Gerente Esportivo e de Eventos da CBT, Eduardo Frick e a coordenadora de comunicação da CBT, Juliana Pamplona farão palestras direcionadas para os atletas, treinadores e pais. Em ambos os dias o evento será gratuito e ocorrerá na quadra central do Praia Clube, às 19 horas.

Após o termino da Copa das Confederações, no dia 26 de julho, inicia a chave principal do Campeonato Brasileiro, com 48 tenistas na chave masculina e 32 na feminina, com encerramento no dia 30 de julho. O Campeonato Brasileiro e a Copa das Federações são torneios bônus, sendo sua pontuação acrescida diretamente no ranking dos atletas inscritos. O Brasileirão e a divisão A da competição por equipes são torneios de nível GA, maior pontuação dentro do calendário da CBT.

De 22 a 30 de julho a TV Kobertura fará a transmissão ao vivo via internet da competição em Uberlândia. Informações completas de todo o Circuito Nacional Infantojuvenil de Tênis pelo site //circuitojuvenilcorreios.com.

comentários