Colegiado será responsável pela análise e seleção dos projetos culturais inscritos para obtenção de recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

A Fundação Municipal de Cultura (FMC) abriu inscrições para agentes culturais que queiram se candidatar a uma das vagas da Câmara de Fomento à Cultura Municipal (CFCM), que dentre outras funções efetuará a seleção de projetos apresentados nos editais do incentivo fiscal do município e do Fundo Municipal de Cultura. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de junho, por meio do site www.bhfazcultura.pbh.gov.br/cfm2017. O regulamento do processo eleitoral foi publicado no Diário Oficial do Município e está disponível para consulta no site de inscrição.

Podem se inscrever como candidato pessoas físicas residentes em Belo Horizonte, com ou sem vinculação à associação, sindicato ou similar, que se dediquem há pelo menos dois anos os seguintes setores culturais: artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura, música e patrimônio. Em julho, será aberto o prazo de inscrições para artistas que desejam atuar como eleitores (apenas com direito a voto) no processo eleitoral de escolha dos membros da CFCM. Todo o processo será 100% digital, com o objetivo de democratizá-lo.

Serão eleitos 12 representantes do setor cultural para compor a CFCM, sendo seis titulares e seis suplentes. Os membros eleitos da CFCM terão mandato de 2 anos, podendo ser reconduzidos uma única vez por igual período. A partir deste ano, os participantes das comissões de seleção receberão uma ajuda de custo pela participação.

comentários