Mais de 3 mil congressistas e especialistas vão movimentar o Minascentro durante o Congresso sobre o Farmacêutico no cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

 

Nos próximos dias 10, 11 e 12 de agosto, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) promove, a partir das 8h, o maior evento farmacêutico do estado, o 14° Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, no Minascentro, em Belo Horizonte.

Autoridades de saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Governo do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte já confirmaram presença ao evento, sem contar os renomados palestrantes científicos.

Essa edição tem como tema o “Farmacêutico no cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade”, e conta com mais de 80 opções de palestras, cursos, minicursos, oficinas e mesas-redondas, com renomados profissionais de todo o país.

Na abertura do Congresso haverá a palestra magna com o doutor em Ciências Farmacêuticas Divaldo Pereira de Lyra Junior, que tem mais de 100 artigos científicos publicados, quatro livros e vários prêmios científicos de relevância internacional.

Ainda na abertura, haverá a participação da Orquestra de Câmara Jovem do SESC e um show no formato standup com o humorista Thiago Carmona, mesclando temas da farmácia e de empreendedorismo.

A presidente do 14CFBMG e vice-presidente do CRF/MG, Elaine Baptista destaca que todo o congresso foi preparado com responsabilidade para receber os congressistas que vêm de várias partes do Brasil. Até o momento, já se inscreveram farmacêuticos de quase 700 municípios, de 18 estados da Federação. “O nosso congresso já se consolidou ao longo dos 28 anos de sua existência. Nosso objetivo é reiterar o papel fundamental do farmacêutico para a comunidade, como um profissional promotor de saúde. Para os congressistas preparamos uma grade científica com conteúdos relevantes”, ressalta Elaine.

 

ANVISA

Na programação científica do evento podemos destacar a mesa-redonda “Rastreabilidade de medicamentos”, com a presença do diretor-adjunto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Pedro Ivo Sebba Ramalho.

Entre vários temas, o 14CFBMG vai debater sobre o “Uso Seguro de Medicamentos: Desafio Global da OMS”, com a presença do especialista do Hospital Albert Einstein, Dr. Nilson Malta; do presidente do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP), Mário Borges, e da coordenadora de Programas Estratégicos do SUS/ANVISA, Julia Souza Vidal.

Essas são apenas alguns das dezenas de temas que constam na programação científica, que pode ser conferida www.crfmg.org.br/congresso.

Três eventos em um

O 14CFBMG abrange também três outros grandes eventos: o I Congresso de Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde de Minas Gerais; I Congresso de Farmácia Estética e Cosmetologia e o I Fórum Farmacêutico da Saúde da Mulher.

I Congresso de Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde de Minas Gerais que tem como tema central o Programa Farmácia de Todos e o Papel do Farmacêutico na Consolidação do SUS.

Na programação, consta ainda a mesa-redonda sobre “Judicialização e Saúde: A Saúde como Direito e o Acesso a Medicamentos”, que tema como palestrante o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Renato Luis Dresch.

As técnicas de última geração no tratamento estético têm destaque no I Congresso Mineiro de Farmácia Estética e Cosmetologia, uma das áreas mais promissoras em que o farmacêutico pode atuar, inclusive, na prescrição de dermocosméticos.

Uma das palestras mais aguardadas será ministrada pelo farmacêutico especialista em Cosmetologia, Lucas Portilho, que vai tratar sobre ativos dermatológicos de alta tecnologia no clareamento e rejuvenescimento facial.

O vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, Valmir de Santi, vai explicar numa mesa-redonda sobre a regulação das atividades farmacêuticas em saúde estética.

Pela primeira vez em um congresso de Farmácia, a saúde da mulher será tema discutido em espaço próprio no I Fórum Farmacêutico da Saúde da Mulher.

Desafios das ações em saúde voltadas para a mulher e as doenças do sistema genito-urinário feminino com ênfase em doenças infecciosas são alguns dos temas a serem abordados por especialistas durante o evento.

Embora seja maioria no mercado de trabalho no âmbito da Farmácia, a mulher farmacêutica também enfrenta as questões da falta de isonomia salarial com os colegas do sexo masculino. Para se ter uma ideia da importância e atuação da mulher farmacêutica, apenas em Minas Gerais, dos 23.616 farmacêuticos registrados no CRF/MG, 16.568, ou seja, 70% são mulheres. Dessas, 13.244 (79,93%) têm idade entre 25 e 45 anos.

Mercado de trabalho, saúde e outros temas que afetam as mulheres de modo geral serão debatidos por especialistas durante o fórum.

Encontro de Educadores

O 14CFBMG conta também com o “Encontro de educadores”, cujo objetivo é avaliar as novas diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Farmácia, publicadas em junho pelo MEC. No encontro, as instituições de ensino e os educadores poderão traçar quais serão os desafios e as estratégias para o aprimoramento da grade curricular.

Coordenadores e professores dos cursos de Farmácia de Minas Gerais foram convidados para discutir e propor ações que possam ser encaminhadas ao MEC.

Parcerias

São parceiros e têm presença confirmada no 14CFMG o Conselho Federal de Farmácia (CFF), Sebrae, Fecomércio, Sesc, Senac, Sincofarma, Secretária de Saúde de MG, Governo de Minas Gerais, Sistema Fecomercio Minas, Aché, Sincofarma Minas, Aliança/Unimed, Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal, Belotur, Prefeitura de Belo Horizonte, Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Minas Digital e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Conselho Regional de Nutricionistas da 9² Região – Minas Gerais.

Confira a programação completa, aqui

Serviço

14º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais

Data: 10, 11 e 12 de agosto

Horário: das 8h às 18h

Local: Minascentro – BH

comentários