Na coluna de Flávio Melo desta semana, leia: “Acolhimento e dieta”.

• atualizado em 15/07/2017 às 10:39  

Prepare-se psicologicamente para ser uma pessoa magra. Não é porque você desejou emagrecer e conseguiu, que todos os seus problemas estão resolvidos. Na realidade você vai mudar os tipos de problemas e, por isso, precisa estar preparado para enfrentá-los. Relatos de diversos clientes que emagreceram tinham um ponto em comum, disseram que passaram a ser elogiados e vistos como atraentes, mas com isto experimentaram a inveja de quem não gostou de um “concorrente” ao seu lado. Isso seria cômico se não fosse tão mesquinho. E esse problema de falta de acolhimento e inveja já inicia no começo da dieta. Vamos ver como.

Imagine que você iniciou a dieta e começou a perceber diferença nas roupas, seu rosto começou a afinar, está mais feliz com o resultado e já esboça um sorriso. Aí você nota que essa felicidade incomoda algumas pessoas a ponto de lhe oferecerem comida, doces e, se caso você recusa, elas insistem. Parece que querem que você fracasse na dieta e, o pior, muitas vezes são as mesmas pessoas que criticavam que você estava acima do peso e que deveria emagrecer.

SAIBA MAIS

Opinião: O humor influencia no emagrecimento?
Opinião: Como conquistar um grande amor

Mas você insistiu na dieta e chegou ao peso que gostaria, está magro, sente-se melhor e escuta: “você não acha que está muito magro?”. Parece que a insatisfação dos outros e a dificuldade de te ver feliz não tem limite. Evite ficar próximo dessas pessoas, não precisa fazer inimizade, mas com certeza não são as pessoas certas para essa sua nova fase da vida. O que você precisa: acolhimento.

Acolhimento significa aceitar como você é, respeitar-te e sentir-se bem ao seu lado. Se você está acima do peso, mas você sente-se bem, se gosta e quer continuar como é, está tudo certo. Então procure pessoas que gostem de você como é. Porém se resolveu emagrecer e passou a sentir-se bem com o novo peso, também procure pessoas que lhe acolham como você é agora. Busque o acolhimento, principalmente no início da dieta, pois é o momento mais crítico. Se você conseguir participar de um grupo de pessoas que também estão emagrecendo é melhor ainda, pois mesmo se você escutar uma crítica, geralmente será construtiva e para o seu bem. Procure acolhimento, nem que seja num grupo virtual.

Sobre o colunista

Colunista do Por Dentro de Minas. Flávio é Psicólogo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1988, especialista na área clínica pelo Conselho Regional de Psicologia e Especialista em Gestão de Empresa pela Universidade Federal de Santa Catarina.

comentários