Na coluna de Flávio Melo desta semana, leia: “Prepare-se para o verão”.

 

Depois de um dia frio de inverno, é comum chegarmos em casa com a temperatura em declínio. O aconchego da casa é um convite para um jantar quente. Lembramos que faz uma semana que não nos exercitamos e pensamos em esperar esquentar, pois aí sim vamos voltar à forma física que desejamos para esse próximo verão. Mas como essa noite está convidando para uma refeição com mais calorias é isso que iremos fazer. Preparamos uma boa refeição, nos acomodamos na frente da TV e ali ficamos até irmos nos deitar. O problema não é fazer isso uma única vez, é agirmos assim durante todos os meses de inverno.

SAIBA MAIS

Opinião: Dieta a importância de se sentir acolhido
Opinião: Acolhimento e dieta
Opinião: Foco na Dieta

Mas a vida não se limita às trocas de estações, muito menos a pensar em curto prazo. O importante é viver um estilo de vida saudável e, para isso, pode-se iniciar por uma alimentação balanceada e exercícios físicos. O resultado desses dois cuidados será colhido mais tarde, principalmente na velhice. Psicologicamente, pensar na alimentação apenas com intuito de suprir o prazer é mover-se unicamente no presente, o ideal é buscar a realização e, assim, tomar decisões que levem em conta o desejo que se concretizará no futuro. Porém não significa ingerir alimentos sem sabor ou mesmo sem graça. É possível escolher uma dieta saudável com alimentos saborosos. Mas para isso é necessário pesquisar e investir tempo, pois comer, além de uma necessidade, é um deleite.

Nesse inverno não se deixe levar pela gula e preguiça. Pense na sua saúde e no corpo que deseja ter. Caso nunca tenha refletido a longo prazo em relação ao seu corpo, pense pelo menos nos próximos meses e procure imaginar como gostaria de estar nesse próximo verão. Visualize diversas cenas que você apareça de corpo inteiro, em vários momentos dessa estação, escolha a que lhe for mais significativa, mantenha-a na sua consciência e a faça como um elemento motivador na hora de escolher seus alimentos e nas respectivas quantidades.

Lembre-se: você é sua companhia inseparável. Escolha como deve ser, como gostaria de ser para se apresentar aos outros, por fim, com qual corpo quer se mover no mundo.

Sobre o colunista

Colunista do Por Dentro de Minas. Flávio é Psicólogo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1988, especialista na área clínica pelo Conselho Regional de Psicologia e Especialista em Gestão de Empresa pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Reportagens relacionadas

comentários