Na coluna de Flávio Melo desta semana, leia: “Dicas da Psicologia para passar no vestibular”.

 

A psicologia atua em diversas áreas e busca a resolução de problemas psicológicos e de orientação de vida. E uma dessas áreas é a Orientação Profissional, que consiste de uma série de entrevistas e aplicações de testes psicológicos para identificar de forma profunda as características de personalidade e também saber qual o estilo de vida que a pessoa gostaria de viver no futuro, para então identificar uma profissão que possa ser um meio de realiza-lo. Mas a Orientação Profissional quando desenvolvida por um psicólogo pode ir além da escolha da profissão, pode orientar em como estudar com objetivo de construir um diferencial competitivo e fazer o orientando ser um dos aprovados no vestibular.

SAIBA MAIS

Opinião: Dieta a importância de se sentir acolhido
Opinião: Acolhimento e dieta
Opinião: Foco na Dieta

Mas como fazer isso? É possível através da identificação do que realmente o aluno gosta de estudar e investir nessas matérias como um diferencial competitivo. Quer dizer, investir no que o aluno já é bom para ser excelente. É mais fácil uma pessoa se dedicar e aprofundar um estudo sobre o que ela realmente gosta, do que sobre o que ela não se identifica. E geralmente as famílias fazem o oposto. Se o filho vai mal na matéria de história e vai bem em matemática os pais contratam um professor particular de história. Quase sempre um dinheiro mal investido, pois o filho continua não gostando e não se dedicando a matéria. Em vez disso deveriam contratar um professor particular de matemática, se ele é bom vai melhorar ainda mais.

Diante do vestibular essa tática pode ser um diferencial competitivo, pois se dedicar as matérias que tem ido mal, faz o aluno ficar mediano em tudo e consequentemente não ser aprovado. Porém se ele for excelente em três ou quatro matérias e conseguir gabaritar, é bem possível que passe, mesmo sendo mediano nas demais. Esta dica também é válida para outros aspectos da vida. Seja excelente em algo e se destaque da multidão.

Relacionados

comentários