Na coluna de Flávio Melo desta semana, leia: “Projeto Verão”.

 

Hoje estou abrindo o Projeto Verão – uma série de artigos em que vou abordar como chegar ao verão com o corpo que você deseja. Não se influencie pelos outros dizendo como deve ser o seu corpo. Você é quem deve escolher como se sente bem consigo. E se for fazer uma escolha, faça por um corpo saudável!

SAIBA MAIS

Opinião: Dieta a importância de se sentir acolhido
Opinião: Acolhimento e dieta
Opinião: Foco na Dieta

A insatisfação com o corpo é um dos grandes males desse novo século. O excesso de alimentos processados e com alto teor calórico fez explodir problemas de aumento de peso na população em geral, é este um dos pontos com maior reclamação na insatisfação com o corpo. Quem já não trocou de roupa várias vezes antes de sair de casa porque não gostou de nenhuma, nada agradava, nada caia bem. Quando, na realidade, é o corpo que não está adequado às roupas que gosta e considera de deveriam lhe agradar. Isto não significa que a pessoa não possa ser feliz estando acima do peso, nem que não vá se gostar assim, ou mesmo que alguém não vá lhe amar por isso. Estou me referindo às pessoas que não estão gostando de se ver acima do peso e que acham que não ficam bem.

O peso que a pessoa considera que fica bem é um ponto bastante polemico, pois é comum haver uma influência da mídia, das pessoas ao redor e do que comumente se diz de como deve ser o corpo correto. Como se houvesse um corpo ideal para todas as pessoas. A única medida que a grande maioria concorda é o “corpo saudável”, e isto não necessariamente está ligado ao peso registrado na balança, mas sim à condição do organismo de apresentar o seu melhor funcionamento. Mantendo o estado saudável escolha um peso que você considera que fique bem. Por quê? Porque o corpo é seu, é você que se desloca com ele, que se apresenta aos outros, que dança, ri, que se protege, faz esporte, fica deitado no sofá, faz sexo, vai à praia, você também é seu corpo. Além de cuidar dele, tenha o corpo que você deseja e se orgulhe dele.

Os próximos artigos serão dedicados às pessoas que querem se livrar do peso da mídia dizendo como ela deveria ser, e buscar a satisfação em como é; e caso queira mudar, como psicologicamente a pessoa pode manter um foco nesse processo de transformação.

comentários